Olá!Turma,
Hoje a pesquisa será sobre: Substantivo.
- Conceito
- Classificação (formação e tipo)
- Flexão do substantivo (gênero,número e grau)
- Utilize exemplos para cada definição.
Professor Antonio Jarbas
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Substantivo é toda a palavra que denomina um ser, é usada para nomear pessoas, coisas, animais, lugares, sentimentos e normalmente vem precedida de artigo.
ResponderExcluirClassificação de um substantivo, comum designa um grupo de coisas em geral, sem especificar elementos, ou seja, um ser que pertence a uma classe com o mesmo conjunto de qualidades. Próprio, designa um elemento específico dentro de um grupo, individualizando-os, sendo grafados sempre com letra maiúscula. Exemplo Ana, Rex, Lisboa... Concreto, designa seres, que existem fisicamente ou não. Exemplo casa, cadeira, Deus, saci, fada... Abstrato, designa idéias, conceitos, ações, estados e qualidades, que em geral não tem uma imagem concebida. Exemplo: justiça, altura, trabalho, saudade, amor.
Flexão do substântivo, os substantivos flexionam-se nos gêneros masculino e feminino e quanto às formas, podem ser: substântivos biformes, heterônios... Quanto a número, apresentam singular e plural, flor singulas e flores plural. Quanto ao grau, possuem três graus, o aumentativo, o diminutivo e o normal, exemplos: Sapatão, sapatinho e sapato.
Rafael Araújo 2°E
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSubstantivo é tudo o que nomeia as "coisas" em geral.
ResponderExcluirSubstantivo é tudo o que pode ser visto, pego ou sentido.
Substantivo é tudo o que pode ser precedido de artigo .
Classificação e Formação
Substantivo Comum
Substantivo comum é aquele que designa os seres de uma espécie de forma genérica. Por exemplo pedra, computador, cachorro, homem, caderno.
Substantivo Próprio
Substantivo próprio é aquele que designa um ser específico, determinado, individualizando-o. Por exemplo Maxi, Londrina, Dílson, Ester. O substantivo próprio sempre deve ser escrito com letra maiúscula.
Substantivo Concreto
Substantivo concreto é aquele que designa seres que existem por si só ou apresentam-se em nossa imaginação como se existissem por si. Por exemplo ar, som, Deus, computador, pedra, Ester.
Substantivo Abstrato
Substantivo abstrato é aquele que designa prática de ações verbais, existência de qualidades ou sentimentos humanos. Por exemplo saída (prática de sair), beleza (existência do belo), saudade.
Formação dos substantivos
Os substantivos, quanto à sua formação, podem ser:
Substantivo Primitivo
É primitivo o substantivo que não se origina de outra palavra existente na língua portuguesa. Por exemplo pedra, jornal, gato, homem.
Substantivo Derivado
É derivado o substantivo que provém de outra palavra da língua portuguesa. Por exemplo pedreiro, jornalista, gatarrão, homúnculo.
Substantivo Simples
É simples o substantivo formado por um único radical. Por exemplo pedra, pedreiro, jornal, jornalista.
Substantivo Composto
É composto o substantivo formado por dois ou mais radicais. Por exemplo pedra-sabão, homem-rã, passatempo.
Substantivo Coletivo
É coletivo o substantivo no singular que indica diversos elementos de uma mesma espécie.
abelha - enxame, cortiço, colméia
tatiane machado turma=2e
OBRIGADO PELA AJUDA FUI MUITO BOA NA ESCOLA
ExcluirTAMARA SALLES 2ºE NOTURNO
ResponderExcluirsubstantivo-É a palavra com que designamos ou nomeamos os seres em geral.
classificação-os substantivos podem ser comuns(ex: a mesa é azul)
próprio(ex:jarbas é professor de português)
concreto(ex:a pedra é dura)
abstrato(ex:ana tem uma beleza sem igual)
coletivo(ex:uma manada de boi passou por aqui)
primitivos(ex:meu dente doeu muito essa noite)
derivado(ex:o dentista cuidou direitinho do meu dente)
simples(ex:a chuva foi forte essa noite)
composto(ex:a chuva foi tanta que meu guarda-chuva quebrou)
gênero- na lingua portuguesa há dois generos,o masculino e o feminino.
o feminino será aquele que admitir o ortigo(A) e o masculino será aquele que admitir o ortigo(O)
OS gráus do substantivos são:aumentativo(analitico:é feito com o auxílio de palavras que dão idéia de ampliação de tamanho ex:buraco enorme)
sintético(é feito como o auxílio de sufixos. ex:buracão)
e o diminutivo(analitico:é formado com o auxílio de palavras que dão idéia de diminuição ex:a casa é pequena)
sintetico(é feito com o auxílio de sufixos.ex:Menininho, riacho, folheto)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDe acordo com a gramática portuguesa, um substantivo é determinado pelo seu gênero, número e grau.
ResponderExcluirPara transformar uma palavra de outra classe gramatical em um substantivo, basta precedê-lo de um artigo, pronome ou numeral. Exemplo: "O não é uma palavra dura". Artigos sempre precedem palavras substantivadas, mas substantivos (que são substantivos em sua essência) não precisam necessariamente ser precedidos por artigos.
[editar] Classificação
[editar] Quanto à formação
Quanto à existência de radical, o substantivo pode ser classificado em:
Primitivo: palavras que não derivam de outras. Ex: flor, pedra, moto, jardim.
Derivado: vem de outra palavra existente na língua. O substantivo que dá origem ao derivado (substantivo primitivo) é denominado radical. Ex: floreira, pedreira, motorista, jardineiro.
Quanto ao número de radicais, pode ser classificado em:
Simples: tem apenas um radical. Ex: água, couve, sol
Composto: tem dois ou mais radicais. Ex: água-de-cheiro, couve-flor, girassol, lança-perfume.
[editar] Quanto ao tipo
Quando se referir a especificação dos seres, pode ser classificado em:
Concreto: designa seres que existem ou que podem existir por si só. Ex: casa, cadeira.
Também concretos os substantivos que nomeiam divindades (Deus, anjos, almas) e seres fantásticos (fada, duende), pois, existentes ou não são sempre considerados como seres com vida própria.
Abstrato: designa idéias ou conceitos, cuja existência está vinculada a alguém ou a alguma outra coisa. Ex: justiça, amor, trabalho, etc.
Comum: denomina um conjunto de seres de maneira geral, ou seja, um ser sem diferenciar dos outros do mesmo conjunto. Ex: lobo, pizza, mascara.
Próprio: denota um elemento individual que tenha um nome próprio dentro de um conjunto, sendo grafado sempre com letra maiúscula. Ex: Pedro, Fernanda, Giovanna, Portugal, Brasília, Fusca.
Coletivo: um substantivo coletivo designa um nome singular dado a um conjunto de seres. No entanto, vale ressaltar que não se trata necessariamente de quaisquer seres daquela espécie. Alguns exemplos:
Uma biblioteca é um conjunto de livros, mas uma pilha de livros desordenada não é uma biblioteca. A biblioteca discrimina o gênero dos livros e os acomoda em prateleiras.
Uma orquestra ou banda é um conjunto de instrumentistas, mas nem todo conjunto de músicos ou instrumentistas pode ser classificado como uma orquestra ou banda. Em uma orquestra ou banda, os instrumentistas estão executando a mesma peça musical ao mesmo tempo.
Uma turma é um conjunto de estudantes, mas se juntarem num mesmo alojamento os estudantes de várias carreiras e várias universidades numa sala, não se tem uma turma. Na turma, os estudantes assistem simultaneamente à mesma aula.
[editar] Flexão do substantivo
[editar] Quanto ao gênero
Os substantivos flexionam-se nos gêneros masculino e feminino e quanto às formas, podem ser:
Substantivos biformes: apresentam duas formas originadas do mesmo radical. Exemplos: menino - menina, traidor - traidora, aluno - aluna.
Substantivos heterônimos: apresentam radicais distintos e dispensam artigo ou flexão para indicar gênero, ou seja, apresentam duas formas uma para o feminino e outra para o masculino. Exemplos: arlequim - colombina, arcebispo - arquiepiscopisa, bispo - episcopisa, bode - cabra.
Substantivos uniformes: apresentam a mesma forma para os dois gêneros, podendo ser classificados em:
Epicenos: referem-se a animais ou plantas, e são invariáveis no artigo precedente, acrescentando as palavras macho e fêmea, para distinção do sexo do animal. Exemplos: a onça macho - a onça fêmea; o jacaré macho - o jacaré fêmea; a foca macho - a foca fêmea.
Comuns de dois gêneros: o gênero é indicado pelo artigo precedente. Exemplos: o dentista, a dentista.
Sobrecomuns: invariáveis no artigo precedente. Exemplos: a criança, o indivíduo (não existem formas como "crianço", "indivídua", nem "o criança", "a indivíduo").
[editar] Quanto ao número
Os substantivos apresentam singular e plural.
Os substantivos simples, para formar o plural, substituem a terminação em n, vogal ou ditongo oral por s. Ex: elétron/ elétrons, povo/ povos, caixa/ caixas, cárie/ cáries; a terminação em ão, por ões, ães, ou ãos; as terminações em s, r, e z, por es; terminações em x são invariáveis; terminações em al, el, ol, ul, trocam o l por is, com as seguintes exceções: "mal" (males), "cônsul" (cônsules), "mol" (mols), "gol" (gols); terminação em il, é trocado o l por is (quando oxítono) ou o il por eis (quando paroxítono).
Os substantivos compostos flexionam-se da seguinte forma quando ligados por hífen:
se os elementos são ligados por preposição, só o primeiro varia (mulas-sem-cabeça);
se os elementos são formados por palavras repetidas ou por onomatopéia, só o segundo elemento varia (tico-ticos, pingue-pongues);
nos demais casos, somente os elementos originariamente substantivos, adjetivos e numerais variam (couves-flores, guardas-noturnos, amores-perfeitos, bem-amados, ex-alunos).
[editar] Quanto ao grau
Os substantivos possuem três graus, o aumentativo, o diminutivo e o normal que são formados por dois processos:
Analítico: o substantivo é modificado por adjetivos que indicam sua proporção (rato grande, gato pequeno);
Sintético: modifica o substantivo através de sufixos que podem representar além de aumento ou diminuição, o desprezo ou um sentido pejorativo (no aumentativo sintético: gentalha, beiçorra), o afeto ou sentido pejorativo (no diminutivo sintético: filhinho, livreco).
Exemplos de diminutivos e aumentativos sintéticos:
sapato/sapatinho/sapatão;
casa/casebre/casarão;
cão/cãozinho/canzarrão;
homem/homenzinho/homenzarrão;
gato/gatinho/gatarrão;
bigode/bigodinho/bigodaço;
vidro/vidrinho/vidraça;
boca/boquinha/bocarra;
muro/mureta/muralha;
pedra/pedregulho/pedrona;
rocha/rochinha/rochedo;
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Substantivo"
sandro Reis Dos Santos
Turma E
Turno Noturno
SUBSTANTIVO SIMPLES
ResponderExcluirApresenta apenas um radical na sua formação.
Exemplo:
Vidro, pedra.
COMPOSTO
Apresenta dois ou mais radicais na sua formação.
Exemplo:
Pernilongo, couve-flor.
FLEXÃO DO SUBSTANTIVO
Por ser uma palavra variável o substantivo sofre flexões para indicar:
Gênero: masculino ou feminino;
Número: singular ou plural;
Grau: aumentativo ou diminutivo.
GÊNERO DO SUBSTANTIVO
Na língua portuguesa há dois gêneros: masculino e feminino. Será masculino o substantivo que admitir o artigo o e feminino aquele que admitir o artigo a.
Exemplo:
O avião o calçado o leão
A menina a camisa a cadeira
SUBSTANTIVO BIFORME
Na indicação de nomes de seres vivos o gênero da palavra está ligado, geralmente, ao sexo do ser, havendo, portanto, uma forma para o masculino e outra para o feminino.
Exemplo:
Garoto – substantivo masculino indicando pessoa do sexo masculino;
Garota – substantivo feminino indicando pessoa do sexo feminino.
FORMAÇÃO DO FEMININO
O feminino pode ser formado das seguintes formas:
- trocando a terminação o por a:
exemplo:
moço moça
menino menina
- trocando a terminação e por a:
exemplo:
gigante giganta
mestre mestra
- acrescentando a letra a:
exemplo:
português portuguesa
cantor cantora
- mudando-se ao final para ã, ao, ona:
exemplo:
catalão catalã
valentão valentona
leão leoa
- com esa, essa, isa, ina, triz:
exemplo:
conde condessa
príncipe princesa
poeta poetisa
czar czarina
ator atriz
por palavras diferentes:
exemplo:
cavaleiro amazona
padre madre
homem mulher
SUBSTANTIVOS UNIFORMES
Há substantivos que possuem uma só forma para indicar tanto o masculino quanto o feminino. Podemos classificá-los em:
EPICENOS
SOBRECOMUNS
COMUNS DE DOIS GÊNEROS
Colômbia, bola, medo, trovão, paixão, etc. Essas palavras estão dando nome a lugar, objeto, sensação física, fenômenos da natureza, emoções, enfim as coisas em geral. Esses nomes são chamados SUBSTANTIVOS.
Assim, podemos dizer que substantivo é a palavra que dá nome aos seres. Eles podem ser classificados da seguinte forma:
Concreto;
Abstrato;
Comuns;
Próprios.
CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO
CONCRETO
É aquele que indica a existência de seres reais ou imaginários.
Exemplos:
Reais imaginários
Brasil bruxa
Recife curupira
ABSTRATO
É aquele que indica sentimentos, qualidades, ações, estados e sensações.
Exemplo:
Sentimento: amor, ódio, paixão;
Qualidade: honestidade, fidelidade, perfeccionismo;
Ações: trabalho, doação;
Estado: vida, solidão, morte;
Sensação: calor, frio.
COMUNS
É aquele que indica elementos de uma mesma espécie.
Exemplo:
Criança, cidade, livro.
PRÓPRIO
É aquele que indica um ser em particular.
Exemplo:
Roberto, Pernambuco, Capibaribe, Brasil.
Os nomes próprios são utilizados principalmente em:
Rios: Capibaribe, Amazonas;
Cidades: Recife, Porto Alegre;
Estados: Pernambuco, Rio Grande do Sul;
Países: Brasil, Austrália;
Pessoas: Rubem, Antônio;
Empresas: Intel, Oracle.
Observação: o substantivo coletivo é um substantivo comum que, mesmo no singular indica um agrupamento, multiplicidade de seres de uma mesma espécie.
Constelação » estrelas;
Cáfila » camelos.
Vejamos alguns substantivos coletivos:
Alcatéia » lobos;
Arquipélago » ilhas;
Banca » examinadores, advogados;
Boiada » bois;
Cacho » bananas, uvas;
Década » período de dez anos;
Discoteca » discos;
Enxame » abelha, insetos;
Esquadrilha » aviões;
Fauna » animais de uma região;
Frota » carros, ônibus;
Lustro » período de cinco anos;
Manada » bois, porcos;
Pinacoteca » quadros;
Quadrilha » ladrões;
Rebanho » gado, ovelhas;
Resma » quinhentas folhas de papel;
Século » período de cem anos;
Triênio » período de três anos;
Vocabulário » palavras.
FORMAÇÃO DO SUBSTANTIVO
Quanto à formação o substantivo pode ser:
Primitivo;
Derivado;
Simples;
Composto.
PRIMITIVO
Dá origem a outras palavras.
Exemplo:
Pedra, ferro, vidro.
DERIVADO
É originado através de outra palavra.
Exemplo:
FORMAÇÃO DO SUBSTANTIVO
Quanto à formação o substantivo pode ser:
Primitivo;
Derivado;
Simples;
Composto.
PRIMITIVO
Dá origem a outras palavras.
Exemplo:
Pedra, ferro, vidro.
DERIVADO
É originado através de outra palavra.
Exemplo:
Pedreira, ferreiro, vidraçaria.
SIMPLES
Apresenta apenas um radical na sua formação.
Exemplo:
Vidro, pedra.
COMPOSTO
Apresenta dois ou mais radicais na sua formação.
Exemplo:
Pernilongo, couve-flor.
FLEXÃO DO SUBSTANTIVO
Por ser uma palavra variável o substantivo sofre flexões para indicar:
Gênero: masculino ou feminino;
Número: singular ou plural;
Grau: aumentativo ou diminutivo.
GÊNERO DO SUBSTANTIVO
Na língua portuguesa há dois gêneros: masculino e feminino. Será masculino o substantivo que admitir o artigo o e feminino aquele que admitir o artigo a.
SUBSTANTIVO
Colômbia, bola, medo, trovão, paixão, etc. Essas palavras estão dando nome a lugar, objeto, sensação física, fenômenos da natureza, emoções, enfim as coisas em geral. Esses nomes são chamados SUBSTANTIVOS.
Assim, podemos dizer que substantivo é a palavra que dá nome aos seres. Eles podem ser classificados da seguinte forma:
Concreto;
Abstrato;
Comuns;
Próprios.
CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO
CONCRETO
É aquele que indica a existência de seres reais ou imaginários.
Exemplos:
Reais imaginários
Brasil bruxa
Recife curupira
ABSTRATO
É aquele que indica sentimentos, qualidades, ações, estados e sensações.
Exemplo:
Sentimento: amor, ódio, paixão;
Qualidade: honestidade, fidelidade, perfeccionismo;
Ações: trabalho, doação;
Estado: vida, solidão, morte;
Sensação: calor, frio.
COMUNS
É aquele que indica elementos de uma mesma espécie.
Exemplo:
Criança, cidade, livro.
PRÓPRIO
É aquele que indica um ser em particular.
Exemplo:
Roberto, Pernambuco, Capibaribe, Brasil.
Os nomes próprios são utilizados principalmente em:
Rios: Capibaribe, Amazonas;
Cidades: Recife, Porto Alegre;
Estados: Pernambuco, Rio Grande do Sul;
Países: Brasil, Austrália;
Pessoas: Rubem, Antônio;
Empresas: Intel, Oracle.
Observação: o substantivo coletivo é um substantivo comum que, mesmo no singular indica um agrupamento, multiplicidade de seres de uma mesma espécie.
Constelação » estrelas;
Cáfila » camelos.
Vejamos alguns substantivos coletivos:
Alcatéia » lobos;
Arquipélago » ilhas;
Banca » examinadores, advogados;
Boiada » bois;
Cacho » bananas, uvas;
Década » período de dez anos;
Discoteca » discos;
Enxame » abelha, insetos;
Esquadrilha » aviões;
Fauna » animais de uma região;
Frota » carros, ônibus;
Lustro » período de cinco anos;
Manada » bois, porcos;
Pinacoteca » quadros;
Quadrilha » ladrões;
Rebanho » gado, ovelhas;
Resma » quinhentas folhas de papel;
Século » período de cem anos;
Triênio » período de três anos;
Vocabulário » palavras.
FORMAÇÃO DO SUBSTANTIVO
Quanto à formação o substantivo pode ser:
Primitivo;
Derivado;
Simples;
Composto.
PRIMITIVO
Dá origem a outras palavras.
Exemplo:
Pedra, ferro, vidro.
DERIVADO
É originado através de outra palavra.
Exemplo:
Exemplo:
O avião o calçado o leão
A menina a camisa a cadeira
SUBSTANTIVO
Colômbia, bola, medo, trovão, paixão, etc. Essas palavras estão dando nome a lugar, objeto, sensação física, fenômenos da natureza, emoções, enfim as coisas em geral. Esses nomes são chamados SUBSTANTIVOS.
Assim, podemos dizer que substantivo é a palavra que dá nome aos seres. Eles podem ser classificados da seguinte forma:
Concreto;
Abstrato;
Comuns;
Próprios.
CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO
CONCRETO
É aquele que indica a existência de seres reais ou imaginários.
Exemplos:
Reais imaginários
Brasil bruxa
Recife curupira
ABSTRATO
É aquele que indica sentimentos, qualidades, ações, estados e sensações.
Exemplo:
Sentimento: amor, ódio, paixão;
Qualidade: honestidade, fidelidade, perfeccionismo;
Ações: trabalho, doação;
Estado: vida, solidão, morte;
Sensação: calor, frio.
COMUNS
É aquele que indica elementos de uma mesma espécie.
Exemplo:
Criança, cidade, livro.
PRÓPRIO
É aquele que indica um ser em particular.
Exemplo:
Roberto, Pernambuco, Capibaribe, Brasil.
Os nomes próprios são utilizados principalmente em:
Rios: Capibaribe, Amazonas;
Cidades: Recife, Porto Alegre;
Estados: Pernambuco, Rio Grande do Sul;
Países: Brasil, Austrália;
Pessoas: Rubem, Antônio;
Empresas: Intel, Oracle.
Observação: o substantivo coletivo é um substantivo comum que, mesmo no singular indica um agrupamento, multiplicidade de seres de uma mesma espécie.
Constelação » estrelas;
Cáfila » camelos.
Vejamos alguns substantivos coletivos:
Alcatéia » lobos;
Arquipélago » ilhas;
Banca » examinadores, advogados;
Boiada » bois;
Cacho » bananas, uvas;
Década » período de dez anos;
Discoteca » discos;
Enxame » abelha, insetos;
Esquadrilha » aviões;
Fauna » animais de uma região;
Frota » carros, ônibus;
Lustro » período de cinco anos;
Manada » bois, porcos;
Pinacoteca » quadros;
Quadrilha » ladrões;
Rebanho » gado, ovelhas;
Resma » quinhentas folhas de papel;
Século » período de cem anos;
Triênio » período de três anos;
Vocabulário » palavras.
FORMAÇÃO DO SUBSTANTIVO
Quanto à formação o substantivo pode ser:
Primitivo;
Derivado;
Simples;
Composto.
PRIMITIVO
Dá origem a outras palavras.
Exemplo:
Pedra, ferro, vidro.
DERIVADO
É originado através de outra palavra.
Exemplo:
SUBSTANTIVO BIFORME
Na indicação de nomes de seres vivos o gênero da palavra está ligado, geralmente, ao sexo do ser, havendo, portanto, uma forma para o masculino e outra para o feminino.
Exemplo:
Garoto – substantivo masculino indicando pessoa do sexo masculino;
Garota – substantivo feminino indicando pessoa do sexo feminino.
FORMAÇÃO DO FEMININO
O feminino pode ser formado das seguintes formas:
- trocando a terminação o por a:
exemplo:
moço moça
menino menina
- trocando a terminação e por a:
exemplo:
gigante giganta
mestre mestra
- acrescentando a letra a:
exemplo:
português portuguesa
cantor cantora
- mudando-se ao final para ã, ao, ona:
exemplo:
catalão catalã
valentão valentona
leão leoa
- com esa, essa, isa, ina, triz:
exemplo:
conde condessa
príncipe princesa
poeta poetisa
czar czarina
ator atriz
por palavras diferentes:
exemplo:
cavaleiro amazona
padre madre
homem mulher
SUBSTANTIVOS UNIFORMES
Há substantivos que possuem uma só forma para indicar tanto o masculino quanto o feminino. Podemos classificá-los em:
EPICENOS
SOBRECOMUNS
COMUNS DE DOIS GÊNEROS
EPICENOS
São substantivos que designam alguns animais e têm um só gênero. Para indicar o sexo são utilizadas as palavras macho ou fêmea.
Exemplo:
Cobra macho cobra fêmea
Peixe macho peixe fêmea
Jacaré macho jacaré fêmea
SOBRECOMUNS
São substantivos que designam pessoas e tem um só gênero tanto para o masculino como para o feminino.
Exemplo:
A criança – masculino ou feminino
O indivíduo – masculino ou feminino
A vítima – masculino ou feminino
COMUNS DE DOIS GÊNEROS
São substantivos que apresentam uma só forma para o masculino e para o feminino. A distinção se dá através do artigo, adjetivo ou pronome.
Exemplo:
O motorista a motorista
Meu colega minha colega
Bom estudante boa estudante
CONCLUSÃO
Nessa primeira parte vimos à definição de substantivo – palavra que dá nome aos seres – sua classificação, formação e flexão.
Os substantivos são classificados como: concreto – indica a existência de seres reais ou imaginários -, abstratos – indica sentimentos, qualidades, ações, estados e sensações -, comuns – indica elementos de mesma espécie – e próprios – indicam um ser em particular e são utilizados para nomear rios, cidades, estados, países, pessoas e empresas -. Quanto a sua formação o substantivo pode ser primitivo – dá origem a outras palavras – e derivado – é originado através de outras palavras.
Quanto a sua flexão ele indica o gênero – masculino ou feminino -, número – singular ou plural – e grau – aumentativo ou diminutivo.
Primeiramente vimos, apenas, a flexão do substantivo quanto ao gênero, onde o substantivo será masculino se admitir o artigo o e será feminino se admitir o artigo a.
Os substantivos biformes ligam o gênero da palavra ao sexo do ser, havendo, portanto, uma forma para o masculino e outra para o feminino. Já os substantivos uniformes possuem uma só forma tanto para o masculino como para o feminino, podendo ser classificados em epicenos – indicam o sexo através da utilização das palavras macho ou fêmea –, sobrecomuns – têm uma só forma tanto para o masculino como para o feminino – e o comum de dois gêneros – a distinção do substantivo se dá através do artigo, adjetivo ou pronome. Também apresentam uma só forma para o masculino e para o feminino.
LISTA DE TODOS OS TUTORIAIS DISPONÍVEIS
Os substantivos que designam todo e qualquer indivíduo de uma espécie de seres são chamados de comuns, tais como homem, montanha, menino, galo, palmeira, professor, planeta, rio e animal.
ResponderExcluirJá aqueles que designam um indivíduo particular de uma determinada espécie são chamados próprios, como Roma, Coimbra, Simão, Ana, Marte, José, Angola, Tiradentes, Deus e Brasil.
Coletivos são os substantivos comuns que, no singular, designam um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie. Os coletivos podem ser de 3 tipos:
Específicos: os que se aplicam a uma só espécie de seres (matilha - de cães de caça; boiada - de bois; arquipélago - de ilhas);
Indeterminados: os que se aplicam a diversas espécies de seres (bando - de aves, crianças, pivetes; manada - de bois, búfalos, elefantes);
Numéricos: os que exprimem um número exato de seres (semana, dúzia, século, par, dezena, centena, biênio).
Os substantivos que designam todo e qualquer indivíduo de uma espécie de seres são chamados de comuns, tais como homem, montanha, menino, galo, palmeira, professor, planeta, rio e animal.
Já aqueles que designam um indivíduo particular de uma determinada espécie são chamados próprios, como Roma, Coimbra, Simão, Ana, Marte, José, Angola, Tiradentes, Deus e Brasil.
Chamam-se concretos os substantivos que designam os seres propriamente ditos, isto é, de existência independente, reais ou imaginários, como avô, mulher, pedra, armário, homem, sereia, vento, cidade, Deus, alma e fada
São abstratos os substantivos que dão nome a estados, qualidades, sentimentos ou ações dos seres, dos quais se podem abstrair (ou separar) e sem os quais não podem existir. Veja os exemplos:
Qualidades: beleza, coragem, brancura, rapidez.
Os substantivos que não provêm de nenhuma outra palavra da língua são chamados primitivos.
Como substantivos primitivos temos as palavras: pedra, ferro, dente, trovão, árvore, carta, flor, folha e etc.
Já os substantivos formados a partir de outras palavras da língua pelo processo de derivação são chamados substantivos derivados, como: pedreira, ferreiro, dentista, trovoada, florista, cartada, folhagem e carteiro.
Os substantivos simples apresentam um único radical em sua estrutura, como por exemplo as palavras chuva, pão, lobo, livro, flor, desenvolvimento e guarda.
Já os substantivos compostos apresentam pelo menos dois radicais em sua estrutura. Como exemplos temos guarda-chuva, passatempo, pão-de-ló, couve-flor, pernilongo e floricultura.
Os substantivos podem receber várias classificações:
- Quanto à sua formação, os substantivos são classificados em simples e compostos, primitivos e derivados.
- Quanto ao seu significado e abrangência, em concretos e abstratos, comuns e próprios.
naiana 2E
SUBSTANTIVO:Vanessa Cerqueira 2º anoE
ResponderExcluirSubstantivo é tudo o que nomeia as "coisas" em geral.
Substantivo é tudo o que pode ser visto, pego ou sentido.
Substantivo é tudo o que pode ser precedido de artigo .
Classificação e Formação
SUBSTANTIVO COMUM:é aquele que designa os seres de uma espécie de forma genérica. Por exemplo pedra, computador, cachorro, homem, caderno.
SUBSTANTIVO PROPRIO é aquele que designa um ser específico, determinado, individualizando-o. Por exemplo Maxi, Londrina, Dílson, Ester. O substantivo próprio sempre deve ser escrito com letra maiúscula.
SUBSTANTIVO CONCRETO é aquele que designa seres que existem por si só ou apresentam-se em nossa imaginação como se existissem por si. Por exemplo ar, som, Deus, computador, Ester.
SUBSTANTIVO ABSTRATO é aquele que designa prática de ações verbais, existência de qualidades ou sentimentos humanos. Por exemplo saída (prática de sair), beleza (existência do belo), saudade.
Os substantivos, quanto à sua formação, podem ser:PRIMITIVOS(se origina de outra palavra da Lingua Portuguesa);SUBSTANTIVO DERIVADO(provém de outra palavra);SIMPLES(formado por um único radical);COMPOSTO(formado por dois ou mais radicais);COLETIVO(substantivo no singular que indica diversos elementos de uma mesma espécie.
FLEXÃO DO SUBSTANTIVO:
♦quanto ao gênero(gêneros masculino e feminino:Substantivos biformes: apresentam duas formas originadas do mesmo radical.
Substantivos heterônimos:apresentam duas formas uma para o feminino e outra para o masculino.
Substantivos uniformes:apresentam a mesma forma para os dois gêneros,podendo ser ele: epicenos,comum de dois gêneros,sobrecomuns
♦Quanto ao número:Os substantivos apresentam singular e plural.
♦Quanto ao grau:Os substantivos possuem três graus, o aumentativo, o diminutivo e o normal que são formados por dois processos:ANALÍTICO(o substantivo é modificado por adjetivos que indicam sua proporção:rato grande, gato pequeno);SINTÉTICO(modifica o substantivo através de sufixos que podem representar além de aumento ou diminuição, o desprezo ou um sentido pejorativo:no aumentativo sintético= gentalha, beiçorra, o afeto ou sentido pejorativo:no diminutivo sintético= filhinho, livreco).
Substantivo
ResponderExcluirconceito: Dá-se o nome de substantivo a todas as palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos e outros. Em relação à formação das palavras, podem ser simples, compostos, primitivos e
CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO
CONCRETO: é aquele que indica a existência de seres reais ou imaginários.
Exemplos: Reais imaginários, Brasil bruxa Recife curupira
ABSTRATO :É aquele que indica sentimentos, qualidades, ações, estados e sensações.
Exemplo: Sentimento: amor, ódio, paixão; (ESTADO PSICOLOGICO)
COMUNS :É aquele que indica elementos de uma mesma espécie.
Exemplo: Criança, cidade, livro.
PRÓPRIO: É aquele que indica um ser em particular.
Exemplo: Roberto, Pernambuco, Capibaribe, Brasil, etc...
FORMAÇÃO DO SUBSTANTIVO
Quanto à formação o substantivo pode ser: Primitivo; Derivado; Simples; Composto.
PRIMITIVO:Dá origem a outras palavras. Exemplo: Pedra, ferro, vidro.
DERIVADO :É originado através de outra palavra. Exemplo: Pedreira, ferreiro, vidraçaria.
SIMPLES :Apresenta apenas um radical na sua formação. Exemplo: Vidro, pedra.
COMPOSTO :Apresenta dois ou mais radicais na sua formação. Exemplo: Pernilongo, couve-flor.
FLEXÃO DO SUBSTANTIVO:Por ser uma palavra variável o substantivo sofre flexões para indicar: Gênero: masculino ou feminino; Número: singular ou plural; Grau: aumentativo ou diminutivo.
GÊNERO DO SUBSTANTIVO:Na língua portuguesa há dois gêneros: masculino e feminino. Será masculino o substantivo que admitir o artigo o e feminino aquele que admitir o artigo a. Exemplo: O avião o calçado o leão A menina a camisa a cadeira
SUBSTANTIVO BIFORME:Na indicação de nomes de seres vivos o gênero da palavra está ligado, geralmente, ao sexo do ser, havendo, portanto, uma forma para o masculino e outra para o feminino. Exemplo: Garoto – substantivo masculino indicando pessoa do sexo masculino;Garota – substantivo feminino indicando pessoa do sexo feminino.
FORMAÇÃO DO FEMININO:O feminino pode ser formado das seguintes formas:- trocando a terminação o por a: exemplo: moço moça, menino menina,
exemplo: catalão catalã ,valentão valentona, leão leoa, - com esa, essa, isa, ina, triz:
exemplo:conde,condessa,príncipe,princesa,poeta,poetisa. SUBSTANTIVOSUNIFORMES:Há substantivos que possuem uma só forma para indicar tanto o masculino quanto o feminino. Podemos classificá-los em: EPICENOS,SOBRECOMUNS,COMUNS DE DOIS GÊNEROS
EPICENOS :São substantivos que designam alguns animais e têm um só gênero. Para indicar o sexo são utilizadas as palavras macho ou fêmea. Exemplo: Cobra macho cobra fêmea,Peixe macho peixe fêmea,Jacaré macho jacaré fêmea
SOBRECOMUNS :São substantivos que designam pessoas e tem um só gênero tanto para o masculino como para o feminino. Exemplo: A criança – masculino ou feminino ,O indivíduo – masculino ou feminino ,A vítima – masculino ou feminino
COMUNS DE DOIS GÊNEROS :São substantivos que apresentam uma só forma para o masculino e para o feminino. A distinção se dá através do artigo, adjetivo ou pronome. Exemplo: O motorista a motorista ,Meu colega minha colega ,Bom estudante boa estudante
Pedro Veríssimo de Souza da Silva
2°E
Substantivo
ResponderExcluirconceito: Dá-se o nome de substantivo a todas as palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos e outros. Em relação à formação das palavras, podem ser simples, compostos, primitivos e
CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO
CONCRETO: é aquele que indica a existência de seres reais ou imaginários.
Exemplos: Reais imaginários, Brasil bruxa Recife curupira
ABSTRATO :É aquele que indica sentimentos, qualidades, ações, estados e sensações.
Exemplo: Sentimento: amor, ódio, paixão; (ESTADO PSICOLOGICO)
COMUNS :É aquele que indica elementos de uma mesma espécie.
Exemplo: Criança, cidade, livro.
PRÓPRIO: É aquele que indica um ser em particular.
Exemplo: Roberto, Pernambuco, Capibaribe, Brasil, etc...
FORMAÇÃO DO SUBSTANTIVO
Quanto à formação o substantivo pode ser: Primitivo; Derivado; Simples; Composto.
PRIMITIVO:Dá origem a outras palavras. Exemplo: Pedra, ferro, vidro.
DERIVADO :É originado através de outra palavra. Exemplo: Pedreira, ferreiro, vidraçaria.
SIMPLES :Apresenta apenas um radical na sua formação. Exemplo: Vidro, pedra.
COMPOSTO :Apresenta dois ou mais radicais na sua formação. Exemplo: Pernilongo, couve-flor.
FLEXÃO DO SUBSTANTIVO:Por ser uma palavra variável o substantivo sofre flexões para indicar: Gênero: masculino ou feminino; Número: singular ou plural; Grau: aumentativo ou diminutivo.
GÊNERO DO SUBSTANTIVO:Na língua portuguesa há dois gêneros: masculino e feminino. Será masculino o substantivo que admitir o artigo o e feminino aquele que admitir o artigo a. Exemplo: O avião o calçado o leão A menina a camisa a cadeira
SUBSTANTIVO BIFORME:Na indicação de nomes de seres vivos o gênero da palavra está ligado, geralmente, ao sexo do ser, havendo, portanto, uma forma para o masculino e outra para o feminino. Exemplo: Garoto – substantivo masculino indicando pessoa do sexo masculino;Garota – substantivo feminino indicando pessoa do sexo feminino.
FORMAÇÃO DO FEMININO:O feminino pode ser formado das seguintes formas:- trocando a terminação o por a: exemplo: moço moça, menino menina,
exemplo: catalão catalã ,valentão valentona, leão leoa, - com esa, essa, isa, ina, triz:
exemplo:conde,condessa,príncipe,princesa,poeta,poetisa. SUBSTANTIVOSUNIFORMES:Há substantivos que possuem uma só forma para indicar tanto o masculino quanto o feminino. Podemos classificá-los em: EPICENOS,SOBRECOMUNS,COMUNS DE DOIS GÊNEROS
EPICENOS :São substantivos que designam alguns animais e têm um só gênero. Para indicar o sexo são utilizadas as palavras macho ou fêmea. Exemplo: Cobra macho cobra fêmea,Peixe macho peixe fêmea,Jacaré macho jacaré fêmea
SOBRECOMUNS :São substantivos que designam pessoas e tem um só gênero tanto para o masculino como para o feminino. Exemplo: A criança – masculino ou feminino ,O indivíduo – masculino ou feminino ,A vítima – masculino ou feminino
COMUNS DE DOIS GÊNEROS :São substantivos que apresentam uma só forma para o masculino e para o feminino. A distinção se dá através do artigo, adjetivo ou pronome. Exemplo: O motorista a motorista ,Meu colega minha colega ,Bom estudante boa estudante
Rafael dos Reis Silva
2°E
substantivo é a palavra que dá nome aos seres. Eles podem ser classificados da seguinte forma:
ResponderExcluirConcreto;
Abstrato;
Comuns;
Próprios.
CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO
CONCRETO
É aquele que indica a existência de seres reais ou imaginários.
Exemplos:
Reais imaginários
Brasil bruxa
Recife curupira
ABSTRATO
É aquele que indica sentimentos, qualidades, ações, estados e sensações.
Exemplo:
Sentimento: amor, ódio, paixão;
Qualidade: honestidade, fidelidade, perfeccionismo;
Ações: trabalho, doação;
Estado: vida, solidão, morte;
Sensação: calor, frio.
COMUNS
É aquele que indica elementos de uma mesma espécie.
Exemplo:
Criança, cidade, livro.
PRÓPRIO
É aquele que indica um ser em particular.
Exemplo:
Roberto, Pernambuco, Capibaribe, Brasil.
Os nomes próprios são utilizados principalmente em:
Rios: Capibaribe, Amazonas;
Cidades: Recife, Porto Alegre;
Estados: Pernambuco, Rio Grande do Sul;
Países: Brasil, Austrália;
Pessoas: Rubem, Antônio;
Empresas: Intel, Oracle.
Observação: o substantivo coletivo é um substantivo comum que, mesmo no singular indica um agrupamento, multiplicidade de seres de uma mesma espécie.
Constelação » estrelas;
Cáfila » camelos.
Vejamos alguns substantivos coletivos:
Alcatéia » lobos;
Arquipélago » ilhas;
Banca » examinadores, advogados;
Boiada » bois;
Cacho » bananas, uvas;
Década » período de dez anos;
Discoteca » discos;
Enxame » abelha, insetos;
Esquadrilha » aviões;
Fauna » animais de uma região;
Frota » carros, ônibus;
Lustro » período de cinco anos;
Manada » bois, porcos;
Pinacoteca » quadros;
Quadrilha » ladrões;
Rebanho » gado, ovelhas;
Resma » quinhentas folhas de papel;
Século » período de cem anos;
Triênio » período de três anos;
Vocabulário » palavras.
FORMAÇÃO DO SUBSTANTIVO
Quanto à formação o substantivo pode ser:
Primitivo;
Derivado;
Simples;
Composto.
PRIMITIVO
Dá origem a outras palavras.
Exemplo:
Pedra, ferro, vidro.
DERIVADO
É originado através de outra palavra.
Exemplo:
Pedreira, ferreiro, vidraçaria.
SIMPLES
Apresenta apenas um radical na sua formação.
Exemplo:
Vidro, pedra.
COMPOSTO
Apresenta dois ou mais radicais na sua formação.
Exemplo:
Pernilongo, couve-flor.
FLEXÃO DO SUBSTANTIVO
Por ser uma palavra variável o substantivo sofre flexões para indicar:
Gênero: masculino ou feminino;
Número: singular ou plural;
Grau: aumentativo ou diminutivo.
GÊNERO DO SUBSTANTIVO
Na língua portuguesa há dois gêneros: masculino e feminino. Será masculino o substantivo que admitir o artigo o e feminino aquele que admitir o artigo a.
Exemplo:
O avião o calçado o leão
A menina a camisa a cadeira
SUBSTANTIVO BIFORME
Na indicação de nomes de seres vivos o gênero da palavra está ligado, geralmente, ao sexo do ser, havendo, portanto, uma forma para o masculino e outra para o feminino.
Exemplo:
Garoto – substantivo masculino indicando pessoa do sexo masculino;
Garota – substantivo feminino indicando pessoa do sexo feminino.
FORMAÇÃO DO FEMININO
O feminino pode ser formado das seguintes formas:
- trocando a terminação o por a:
exemplo:
moço moça
menino menina
- trocando a terminação e por a:
exemplo:
gigante giganta
mestre mestra
- acrescentando a letra a:
exemplo:
português portuguesa
cantor cantora
- mudando-se ao final para ã, ao, ona:
exemplo:
catalão catalã
valentão valentona
leão leoa
- com esa, essa, isa, ina, triz:
exemplo:
conde condessa
príncipe princesa
poeta poetisa
czar czarina
ator atriz
por palavras diferentes:
exemplo:
cavaleiro amazona
padre madre
homem mulher
SUBSTANTIVOS UNIFORMES
Há substantivos que possuem uma só forma para indicar tanto o masculino quanto o feminino. Podemos classificá-los em:
EPICENOS
SOBRECOMUNS
COMUNS DE DOIS GÊNEROS
EPICENOS
São substantivos que designam alguns animais e têm um só gênero. Para indicar o sexo são utilizadas as palavras macho ou fêmea.
Exemplo:
Cobra macho cobra fêmea
Peixe macho peixe fêmea
Jacaré macho jacaré fêmea
SOBRECOMUNS
Tamires 2E
THAIS FIGUEIROA N° 32 2°E NOTURNO
ResponderExcluir- CONCEITO DE SUBSTANTIVO?
Substantivo é a palavra com que designamos ou nomeamos os seres em geral.
-CLASIFICAÇÃO (FORMAÇÃO E TIPO)
CONCRETO
É aquele que indica a existência de seres reais ou imaginários.
Exemplo: Reais imaginários
ABSTRATO
É aquele que indica sentimentos, qualidades, ações, estados e sensações.
Exemplo: Sentimento: amor, ódio, paixão;
Qualidade: honestidade, fidelidade, perfeccionismo;
Ações: trabalho, doação;
Estado: vida, solidão, morte;
Sensação: calor, frio.
COMUNS
É aquele que indica elementos de uma mesma espécie.
Exemplo: Criança, cidade, livro.
PRÓPRIO
É aquele que indica um ser em particular.
Exemplo: Roberto, Pernambuco, Capibaribe, Brasil.
Os nomes próprios são utilizados principalmente em:
Rios: Capibaribe, Amazonas;
Cidades: Recife, Porto Alegre;
FLEXÃO DO SUBSTANTIVO
QUANTO AO GENERO:
Os substantivos flexionam-se nos gêneros masculino e feminino e quanto às formas, podem ser:
Substantivos biformes: apresentam duas formas originadas do mesmo radical. Exemplos: menino – menina
Substantivos heterônimos: apresentam radicais distintos e dispensam artigo ou flexão para indicar gênero, ou seja, apresentam duas formas uma para o feminino e outra para o masculino. Exemplos: arlequim - colombina, arcebispo
Substantivos uniformes: apresentam a mesma forma para os dois gêneros, podendo ser classificados em:
Epicenos: referem-se a animais ou plantas, e são invariáveis no artigo precedente, acrescentando as palavras macho e fêmea, para distinção do sexo do animal. Exemplos: a onça macho - a onça fêmea; o jacaré macho - o jacaré fêmea;
Comuns de dois gêneros: o gênero é indicado pelo artigo precedente. Exemplos: o dentista, a dentista.
Sobrecomuns: invariáveis no artigo precedente. Exemplos: a criança, o indivíduo (não existem formas como "crianço", "indivídua", nem "o criança", "a indivíduo").
QUANTO AO NUMERO
Os substantivos apresentam singular e plural
Os subistantivo singular:
para formar o plural, substituem a terminação em n, vogal ou ditongo oral por s. Ex: elétron/ elétrons, povo/ povos, a terminação em ão, por ões, ães, ou ãos; as terminações em s, r, e z, por es; terminações em x são invariáveis; terminações em al, el, ol, ul, trocam o l por is, com as seguintes exceções: "mal" (males), "cônsul" (cônsules), "mol" (mols), "gol" (gols); terminação em il, é trocado o l por is (quando oxítono) ou o il por eis (quando paroxítono)
Flexionam-se da seguinte forma quando ligados por hifen:
se os elementos são ligados por preposição, só o primeiro varia (mulas-sem-cabeça);
se os elementos são formados por palavras repetidas ou por onomatopéia, só o segundo elemento varia (tico-ticos, pingue-pongues
QUANTO AO GRAU
Os substantivos possuem três graus, o aumentativo, o diminutivo e o normal que são formados por dois processos: Analítico: o substantivo é modificado por adjetivos que indicam sua proporção (rato grande, gato pequeno);
Sintético: modifica o substantivo através de sufixos que podem representar além de aumento ou diminuição, o desprezo ou um sentido pejorativo (no aumentativo sintético: gentalha, beiçorra), o afeto ou sentido pejorativo (no diminutivo sintético: filhinho, livreco).
Exemplos de diminutivos e aumentativos sintéticos:
sapato/sapatinho/sapatão; casa/casebre/casarão;cão/cãozinho/canzarrão;
→ SUBSTANTIVO ←
ResponderExcluir• São todas as palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos e outros.simples, compostos, primitivos e derivados.
Classificação
• Simples → são aqueles formados por um só radical, ou seja, uma só palavra.
Ex. sol, moleque, rua, prédio.
• Compostos → são aqueles que apresentam mais de um radical.
Ex. pé-de-moleque, dia-a-dia, girassol, guarda-chuva, passatempo.
• Primitivos → são aqueles que não resultam de outra palavra da língua.
Ex. pedra, flor, gato.
• Derivados → são aqueles que se originam de um substantivo primitivo.
Ex. Pereira, floricultura, gatarrão.
•Substantivos concretos e abstratos
Substantivos concretos: são aqueles que nomeiam seres reais ou fictícios.
Ex. deuses, duendes, fadas, cadeira, caderno.
Substantivos abstratos: são aqueles que derivam de verbos ou adjetivos.
Ex. viagem, qualidades, ações, sensações.
•Substantivos próprios e comuns
Substantivos próprios: são concretos e designam particularmente os seres, como nomes, países, cidades.
Ex. João, Brasil, Goiânia. Devem obrigatoriamente ser iniciados com a letra maiúscula.
Substantivos comuns: Designam seres de uma mesma espécie.
Ex. rio, criança.
* Os substantivos coletivos se encaixam nos substantivos comuns, pois designam um grupo de seres da mesma espécie.
Ex. videoteca, arquipélago.
• Gênero: os substantivos podem ser classificados em: masculinos e femininos. Temos por regra que todo substantivo masculino é caracterizado pela desinência “o” e o feminino pela desinência “a”. No entanto, nem todos os substantivos masculinos terminam em “o” (líder, telefonema, amor). Então, podemos definir o substantivo como do gênero masculino se vier anteposto pelo artigo “o”: o gato, o homem, o amor, o líder, o telefonema.
Ex. O Estudante
A Estudante
•Numeral: substantivos podem ser flexionados em: singular ou plural. O indicativo de um substantivo no plural é a terminação “s”:
Exemplo: O colega >>> Os colegas
A menina >>> As meninas
•Grau: os substantivos podem variar entre aumentativo e diminutivo.
Os graus aumentativo e diminutivo podem ser formados através de dois processos:
a) sintético – acréscimo de sufixos ao grau normal.
Exemplo: amor: amorzinho; amorzão.
b) analítico – o substantivo será modificado por adjetivos que transmitem idéia de aumento ou diminuição:
Exemplo: urso: urso grande; urso pequeno.
oi
ResponderExcluircomo
gabriela
OLA E MUITO FACIL DE FAZER
ResponderExcluirHard Rock Hotel & Casino - DrmCD
ResponderExcluirDrmC presents “Tower 평택 출장안마 of Power: The Ultimate Guide 제천 출장마사지 to the Casino” on Friday, September 15. See 포천 출장마사지 what 춘천 출장샵 everyone knows 아산 출장안마 about the best ways to spend your