quarta-feira, 11 de março de 2009

Iniciando as atividades.

Neste primeiro momento iremos pesquisar os autores e obras do Romantismo da Primeira Geração.
Escolha uma obra de um autor e faça um comentário sobre a mesma aqui no blog.

Obs.: Ao fazer o comentário, identifique-se, com NOME, SOBRENOME e TURMA.

Professor Jarbas

11 comentários:

  1. nos esperamos que posamos entender melhor a nossa língua portuguesa,e a nova reforma ortográfica. Por que estamos um pouco perdidos com todas essas mudanças.

    Raquel Sant6os de Oliveira; Turma: E
    Simone Cardoso Rocha; Turma:E

    ResponderExcluir
  2. meu nome é Tamara salles,sou da turma E,do turno noturno,do col costa e silva.
    Minhas espesctativas quanto a disciplina português é aprender um pouco mais sobre a mesma,sou um tanto quanto desatenta com acentuações,escrita perfeita,mas pretendo melhorar esse meu mal hábito para que isso não venha me prejudicar futuramente na fculdade.
    Gosto da disciplina, admiro e pretendo certamente aprender muito não só por minha obrigação como aluna,mas para a minha vida pessoal pois o portugês mal falado é ruim e mal escrito é horrivel ou seja inaceitável.

    ResponderExcluir
  3. Eu sepero melhorar minha comunicação e aprendisagem no decorrer do ano letivo e me preparar para omundo la forra. 2ºe noturno ass:wanilton

    ResponderExcluir
  4. aluna:tatiane pereira de souza
    vamos estudar primeiro depois farei um comentário sobre o romantismo da primeira geraçao

    ResponderExcluir
  5. Vanessa Cerqueira 2ºano E
    Esse ano minhas expectativas são inúmeras,me entusiasmei bastante com as mudanças ocorridas na Lingua Portuguesa,portanto acho que as atividades esses ano podem ser ainda mais interessantes.
    Pois como todos sabem Lingua Portuguesa é utilizada independente da profissão a ser seguida.

    ResponderExcluir
  6. paula silva 2ºano E
    Nesse ano de 2009 espero que nao so a lingua portugues mas sim todas as materias seja super mas do que fantastico apesar q nao sou muito fan de portugues mas vou estuda o bastante com ajunda de professores e de meus colegas.

    ResponderExcluir
  7. No Meu Ponto Vista Gostaria que o sr explicasse com clareza os assuntos abordados da lingua portuguesa e tambem alguns assuntos basicos de vestibular
    Regina jesus de santana
    Sergio Tomaz Rodrigues Lindoso

    ResponderExcluir
  8. "Espero que tenhamos um bom trabalho...Que professor e aluno matenha em equilibrio."


    Rafael Araújo 2ºE

    ResponderExcluir
  9. Aluno:Pedro veríssimo Turno:Noturno 2°E
    Canção do Exílio é o poema de Gonçalves Dias que abre o livro Primeiros Cantos e marca a obra do autor como um dos mais conhecidos poemas da língua portuguesa no Brasil Foi escrita em julho de1843, em Coimbra, portugal. O poema, por conta de sua contenção e de sua alusão à pátria distante, tema tão próximo do ideário do Romantismo, tornou-se emblemático na cultura brasileira. Tal caráter é percebido por sua freqüente aparição nas antologias escolares, bem como pelas inúmeras citações do texto presentes na obra dos mais diversos autores brasileiros. Sua temática é própria da primeira fase do Romantismobrasileiro, em sua mescla de nostalgia e nacionalismo. A Canção do exílio teria surgido por inspiração após a leitura da balada Mignon, do poema do qual Gonçalves Dias usa alguns versos como epígrafe.

    ResponderExcluir
  10. Apesar de um homem famoso bem conhecido como JUCA PIRAMA ums dos poeta e poesia de uma história comoveu seu autoestima famoso com as sua letras de seu poema o nosso grande foi lomge demais acabou avançando cada vez mais outra obras diferentes e eles deixou historia para analisa resumir seus poema reinaldo da silva bueno 2e noturno

    ResponderExcluir
  11. Substantivo é toda a palavra que é determinada por um artigo, pronome ou numeral, ou modificada por um adjetivo] Classificação
    ] Quanto à formação
    Quanto à existência de radical, o substantivo pode ser classificado em:
    • Primitivo: palavras que não derivam de outras. Ex: flor, pedra, moto, jardim.
    • Derivado: vem de outra palavra existente na língua. O substantivo que dá origem ao derivado (substantivo primitivo) é denominado radical. Ex: floreira, pedreira, motorista, jardineiro.
    Quanto ao número de radicais, pode ser classificado em:
    • Simples: tem apenas um radical. Ex: água, couve, sol
    • Composto: tem dois ou mais radicais. Ex: água-de-cheiro, couve-flor, girassol, lança-perfume
    [Quanto ao tipo
    Quando se referir a especificação dos seres, pode ser classificado em:
    • Concreto: designa seres que existem ou que podem existir por si só. Ex: casa, cadeira.
    Também concretos os substantivos que nomeiam divindades (Deus, anjos, almas) e seres fantásticos (fada, duende), pois, existentes ou não são sempre considerados como seres com vida própria.
    • Abstrato: designa idéias ou conceitos, cuja existência está vinculada a alguém ou a alguma outra coisa. Ex: justiça, amor, trabalho, etc.
    • Comum: denomina um conjunto de seres de maneira geral, ou seja, um ser sem diferenciar dos outros do mesmo conjunto. Ex: lobo, pizza, mascara.
    • Próprio: denota um elemento individual que tenha um nome próprio dentro de um conjunto, sendo grafado sempre com letra maiúscula. Ex: Pedro, Fernanda, Giovanna, Portugal, Brasília, Fusca.
    • Coletivo: um substantivo coletivo designa um nome singular dado a um conjunto de seres. No entanto, vale ressaltar que não se trata necessariamente de quaisquer seres daquela espécie. Alguns exemplos:
    • Uma biblioteca é um conjunto de livros, mas uma pilha de livros desordenada não é uma biblioteca. A biblioteca discrimina o gênero dos livros e os acomoda em prateleiras.
    • Uma orquestra ou banda é um conjunto de instrumentistas, mas nem todo conjunto de músicos ou instrumentistas pode ser classificado como uma orquestra ou banda. Em uma orquestra ou banda, os instrumentistas estão executando a mesma peça musical ao mesmo tempo.
    • Uma turma é um conjunto de estudantes, mas se juntarem num mesmo alojamento os estudantes de várias carreiras e várias universidades numa sala, não se tem uma turma. Na turma, os estudantes assistem simultaneamente à mesma aula
    ] Flexão do substantivo
    ] Quanto ao gênero
    Os substantivos flexionam-se nos gêneros masculino e feminino e quanto às formas, podem ser:
    Substantivos biformes: apresentam duas formas originadas do mesmo radical. Exemplos: menino - menina, traidor - traidora, aluno - aluna.
    Substantivos heterônimos: apresentam radicais distintos e dispensam artigo ou flexão para indicar gênero, ou seja, apresentam duas formas uma para o feminino e outra para o masculino. Exemplos: arlequim - colombina, arcebispo - arquiepiscopisa, bispo - episcopisa, bode - cabra.
    Substantivos uniformes: apresentam a mesma forma para os dois gêneros, podendo ser classificados em:
    • Epicenos: referem-se a animais ou plantas, e são invariáveis no artigo precedente, acrescentando as palavras macho e fêmea, para distinção do sexo do animal. Exemplos: a onça macho - a onça fêmea; o jacaré macho - o jacaré fêmea; a foca macho - a foca fêmea.
    • Comuns de dois gêneros: o gênero é indicado pelo artigo precedente. Exemplos: o dentista, a dentista.
    • Sobrecomuns: invariáveis no artigo precedente. Exemplos: a criança, o indivíduo (não existem formas como "crianço", "indivídua", nem "o criança", "a indivíduo").
    Quanto ao número
    Os substantivos apresentam singular e plural.
    Os substantivos simples, para formar o plural, substituem a terminação em n, vogal ou ditongo oral por s. Ex: elétron/ elétrons, povo/ povos, caixa/ caixas, cárie/ cáries; a terminação em ão, por ões, ães, ou ãos; as terminações em s, r, e z, por es; terminações em x são invariáveis; terminações em al, el, ol, ul, trocam o l por is, com as seguintes exceções: "mal" (males), "cônsul" (cônsules), "mol" (mols), "gol" (gols); terminação em il, é trocado o l por is (quando oxítono) ou o il por eis (quando paroxítono).
    Os substantivos compostos flexionam-se da seguinte forma quando ligados por hífen:
    • se os elementos são ligados por preposição, só o primeiro varia (mulas-sem-cabeça);
    • se os elementos são formados por palavras repetidas ou por onomatopéia, só o segundo elemento varia (tico-ticos, pingue-pongues);
    • nos demais casos, somente os elementos originariamente substantivos, adjetivos e numerais variam (couves-flores, guardas-noturnos, amores-perfeitos, bem-amados, ex-alunos).
    [Quanto ao grau
    Os substantivos possuem três graus, o aumentativo, o diminutivo e o normal que são formados por dois processos:
    • Analítico: o substantivo é modificado por adjetivos que indicam sua proporção (rato grande, gato pequeno);
    • Sintético: modifica o substantivo através de sufixos que podem representar além de aumento ou diminuição, o desprezo ou um sentido pejorativo (no aumentativo sintético: gentalha, beiçorra), o afeto ou sentido pejorativo (no diminutivo sintético: filhinho, livreco).
    Exemplos de diminutivos e aumentativos sintéticos:
    • sapato/sapatinho/sapatão;
    • casa/casebre/casarão;
    • cão/cãozinho/canzarrão;
    • homem/homenzinho/homenzarrão;
    • gato/gatinho/gatarrão;
    • bigode/bigodinho/bigodaço;
    • vidro/vidrinho/vidraça;
    • boca/boquinha/bocarra;

    Aluna: Juliana Vieira Tavares.
    Turma –E Sala -14 Nº 02
    Turno: Noturno.

    ResponderExcluir